Liderança

O Grupo DGC é liderado pela Prof.ª Dr.ª Renata Alvares Gaspar. De acordo com o organograma, auxiliam a líder na condução das atividades do Grupo de Estudos: o coordenador geral, Felipe S. Vivas de Castro, e a coordenadora administrativa, Sara A. da Silva Castro.

Renata Alvares Gaspar

Renata Alvares Gaspar (renata@grupodgc.org)

Professora Doutora Adjunta I da Faculdade de Relações Internacionais da ESPM/São Paulo, nas disciplinas International International Trade Law e Direito do Comércio Internacional. Pós-doutoranda do PPGD da Universidade Federal de Uberlândia, com bolsa do PNP / CNPq. Doutora em Direito pela Universidade de Salamanca-España (2008) e Mestre em Estudos Latino-Americanos (menção Ciências Políticas / Direitos Humanos) pela mesma Universidade (2005). Ambos os títulos revalidados pela USP – Universidade de São Paulo. Consultora Jurídico do MERCOSUL no Projeto FOCEM Base de dados Jurisprudencial (2008). Mandato de Vice-Presidenta de Comunicação e Publicações da ASADIP – Associação Americana de Professores de Direito Internacional (2016-2019). Coordenadora (juntamente com os Profs. Dr. Thiago Paluma UFU, /dra.  Inez Lopes UnB e Dr. Guillermo Palao Valencia/Espanha) e Pesquisadora membro da Rede de Processo Civil Internacional. Autora de livros e artigos científicos. Desenvolve projetos de pesquisa no âmbito do Direito Processual Civil Internacional e Governança Global no âmbito da DIN. Líder do Grupo de Estudos de Direito, Globalização e Cidadania. Membro da Academia Brasileira de Direito Internacional. Consultor jurídico com atuação na área de Direito Internacional Privado e Cooperação Jurídica Internacional. Sócio da Massarente e Gaspar Advocacia. Mãe de Filha e estava de licença maternidade em 2018. ORCID: 0000-0002-2600-3686.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3484313065119471

Academia.edu: https://independent.academia.edu/RenataGaspar1

.

Felipe S. Vivas de Castro (felipe@grupodgc.org)

Pós-graduando em Processo Civil pela Universidade Presbiteriana Mackenzie – SP. Coordenador do grupo de estudo Direito, Globalização e Cidadania (DGC) liderado pela Prof.ª Dr.ª Renata Alvares Gaspar. Graduado em Direito pela Faculdade de Direito da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas). Desenvolveu atividades de pesquisa, em Iniciação Científica com bolsa provida pelo CNPq, para o plano de trabalho Contrato Internacional: uma ponte entre a função social e a sua função econômica. Com pesquisa concluída, também em sede de Iniciação Científica e com bolsa, sob o plano de trabalho Transparência e Boa-fé na Cooperação Jurídica Internacional. Desenvolveu atividades como Monitor nas disciplinas: Introdução ao Estudo do Direito I e II, Metodologia da Pesquisa Científico-Jurídica I e II, Sociologia Geral, Direito do Trabalho e Direitos Humanos. Advogado.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2969756434977545

Academia.edu: https://gpwinnicott.academia.edu/FelipeSoaresVivasdeCastro

.

Sara A. da Silva Castro

Sara A. da Silva Castro (sara@grupodgc.org)

Graduada em Direito na Pontifícia Universidade Católica de Campinas PUCCAMP, Coordenadora Adjunta no Grupo de Pesquisa ” Direito, Globalização e Cidadania” sob liderança Prof.ª Dr.ª Renata Alvares Gaspar, Especialista em Direito Sanitário na Escola Extensão Universidade Estadual de Campinas UNICAMP, advogada na Advocacia SILVA CASTRO.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7044467982151398