Membrxs

Adriana Moura Mattos da Silva (amouramattos@gmail.com)

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1446942517547713

Mestre em Gestão e Políticas Públicas pela Escola da Administração da Fundação Getulio Vargas (2017). Pesquisadora do Grupo de Estudos “Direito, Globalização e Cidadania”, sob liderança da Profª Draª Renata Alvares Gaspar. Especialista em Direito Constitucional pela Rede Luiz Flávio Gomes (2014) e especialista em Direito Internacional pelo Centro de Direito Internacional – CEDIN (2015) e Bacharela em Direito pela Universidade Federal da Bahia – UFBA (2013). Desenvolveu atividades de pesquisa em Iniciação Científica com bolsa concedida pelo Centro de Estudos de Direito e Política de Imigração e Refúgio (CEDPIR) da Fundação Casa de Rui Barbosa (2015-2017), coordenou e participou das atividades de pesquisa do Subnúcleo de Tribunais Penais Internacionais do Núcleo de Estudos em Tribunais Internacionais (NETI) da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo – USP (2015-2017) e desenvolveu atividade de orientação em temas de direitos humanos no Núcleo de Competições Internacionais (NCI) da Faculdade de Direito da UFBA (2014-2017). Tem experiência com ênfase em Políticas Públicas, Gestão Pública, Direitos Humanos, Direito Público, Direito Internacional Público, Refúgio e Migrações. Advogada e Consultora.

Alex Cabello Ayzama
(ayzamalex@gmail.com)

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0457222118086712

Mestre em Direito pela Universidade Federal de Uberlândia (2020). Pesquisador do Grupo de Estudos Direito, Globalização e Cidadania sob liderança da Profª. Drª. Renata Alvares Gaspar. Especialista em Direito Constitucional, Penal e Internacional. Graduado em Direito pela UMSS -BOLIVIA. Pesquisador em diversos grupos de pesquisa da Universidade Federal de Uberlândia: Grupo de Estudos e Pesquisa em Direção Internacional (GEPDI-UFU); Laboratório Americano de Estudos Constitucionais Comparados (LAECC-UFU); Migração e direcionamento à saúde (MIGRAST-UFU); Como transformações e modificações do mercado de biocombustíveis: análise de dois anos 70 anos de história (UFU). Autor de obras e artigos dedicados ao estudo do Direito. Advogado.

Ana Dulce Leite
(a.dulceleite@hotmail.com)

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0457222118086712

Graduanda em Ciências Econômicas pela Universidade São Judas Tadeu. Pesquisadora do Grupo de Estudos “Direito, Globalização e Cidadania”, sob liderança da Profª Drª Renata Alvares Gaspar. Especialização pela Universidad Católica Argentina. Graduada em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas e em Letras pela Universidade Estadual de Campinas. Professora em curso preparatório para OAB. Advogada.

Andréia Aguiar Paranaguá
(andreia.aparanagua@gmail.com)

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0457222118086712

Pós-graduanda em Direito Internacional Aplicado pela Escola Brasileira de Direito. Pós-graduada em Direito Processual Civil pela Escola Paulista de Direito e em Direito Constitucional Aplicado pela Escola de Extensão da UNICAMP. Pesquisadora do Grupo de Estudos “Direito, Globalização e Cidadania” sob liderança da Profa. Dra. Renata Alvares Gaspar. Graduada em Direito pela Faculdades de Campinas – FACAMP. Advogada e Consultora Jurídica. 

Beatriz Gabrielle C. Cavalcanti Orsi (beatriz.gabrielle.orsi@gmail.com)

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6647883694143997

Graduanda em Comércio Exterior pela Fatec de Itapetininga. Pesquisadora do Grupo de Estudos “Direito, Globalização e Cidadania” sob liderança da Profª Drª Renata Alvares Gaspar. Graduada em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Conselheira Municipal e Presidente da Comissão dos Direitos das Pessoas com Deficiência da OAB – Tatuí/SP. Advogada e Consultora Jurídica.

Beatriz Fagionato Oliveira
(biafagionato@gmail.com)

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0457222118086712

Graduanda em Direito pela Universidade Estadual de Londrina. Pesquisadora do Grupo de Estudos “Direito, Globalização e Cidadania” sob liderança da Profª. Drª. Renata Alvares Gaspar. Ativista da Anistia Internacional. Secretária-Geral da Simulação UEL das Nações Unidas. Membro da Equipe de Simulações e Competições da Universidade Estadual de Londrina. Ganhadora do 2º Melhor Memorial do Estado em Português na 25ª edição do Julgamento Simulado da Corte Interamericana de Direitos Humanos da American University – Washington College of Law (2020). Pesquisadora do Grupo “Círculo Diálogos do Barão” da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo – FDUSP (2019). Campeã da II Competição do Julgamento Simulado da Corte Interamericana de Direitos Humanos do Diretório Acadêmico Octávio Mazziotti, Universidade Estadual do Norte do Paraná – UENP (2019).

Bruna Rafaela de Santana Santos 
(brunatosr@gmail.com)

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5101647569664835

Pesquisadora do Grupo de Estudos “Direito, Globalização e Cidadania” sob liderança da Profª. Drª. Renata Alvares Gaspar. Graduada em Direito pela Universidade Federal da Bahia. Pesquisadora do Núcleo de Competições Internacionais da Universidade Federal da Bahia, sob a coordenação do Prof. Dr. João Glicério de Oliveira Filho. Presidente da Clínica de Direitos Humanos da Faculdade de Direito da Universidade Federal da Bahia, sob a coordenação da Profª. Mestre Tatiana Emilia Dias Gomes. Advogada.

Cândida Mara Britto Leite
(candidamara@gmail.com)

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5101647569664835

Pesquisadora do Grupo de Estudos “Direito, Globalização e Cidadania”, sob liderança da Profa. Dra. Renata Alvares Gaspar. Graduada em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS). Possui Doutorado em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (2010), Mestrado em Linguística (2004) pela mesma Instituição e Graduação em Letras (2000) – Licenciatura Plena – pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, campus Vitória da Conquista (BA). Durante a Graduação, atuou como pesquisadora/Iniciação Científica pelo CNPq. Foi Professora Adjunta da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB, durante o período de 2005 a 2012. Foi professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Linguística (PPGLin-UESB) e pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Estudos Linguísticos (UESB/CNPq).Tem experiência na área da Linguística – com ênfase em Língua Portuguesa e Sociolinguística – e em Pedagogia. Professora e Advogada.

Diego Milan Cruz
(diegomilansp@gmail.com)

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4939326037238300

Pesquisador no Grupo de Estudos “Direito, Globalização e Cidadania” liderado pela Professora Doutora Renata Alvares Gaspar. Graduado em Direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2018), participou do Grupo de Estudos de Arbitragem da Universidade Presbiteriana Mackenzie (2015) no qual exerceu a atividade de redator; participou do Grupo de estudos de Direito Civil e Sustentabilidade da Universidade Presbiteriana Mackenzie coordenado pelo Professor Whashington de Almeida gerando o livro Direito, Desenvolvimento e Meio Ambiente: Teoria e Prática, pela editora CRV; participou do Grupo de Estudos de Direitos Humanos e Empresas da Universidade Presbiteriana Mackenzie coordenado pela Professora Ana Claudia Ruy Cardia Atchabahian. Desenvolveu a pesquisa acadêmica dentro do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica intitulada A Evolução das Políticas Públicas para a População Transsexual: Desafios Jurídicos em face ao Desconhecimento da Identidade de Gênero. Advogado de mercado de capitais.

Emanuelle M. de Paula
(manu.mdepaula@gmail.com)

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1260533198643881

Pós-graduada em Direito Constitucional pela Universidade Estadual de Campinas/SP no ano de 2020. Pesquisadora do grupo de estudo Direito, Globalização e Cidadania (DGC) liderado pela Prof.ª Dr.ª Renata Alvares Gaspar. Graduada em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Pesquisadora do grupo de estudos Ciências Criminais e Direitos Humanos do Instituto Brasileiro de Ciências Criminais – IBCCrim no ano de 2015. Advogada.

Érico Belazi Nery
(advocaciabelazinery@gmail.com)

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1817088861745390

Pesquisador do Grupo de Estudos “Direito, Globalização e Cidadania” sob liderança da Profª. Drª. Renata Alvares Gaspar. Graduado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Desenvolveu atividades de pesquisa, com pesquisa concluída, em Iniciação Científica com bolsa provida pelo CNPq, para o plano de trabalho “Hobbes e o positivismo jurídico moderno: a virada filosófico-jurídica de Hans Kelsen”. Com pesquisa concluída, também em sede de Iniciação Científica, sob o plano de trabalho “Hobbes e o Constitucionalismo Moderno: identificação ou oposição?”. Desenvolveu atividades como Monitor na disciplina Direito Comercial II (2013). Advogado e Consultor Jurídico na Belazi Nery Advocacia.

Felipe S. Vivas de Castro
(felipe@grupodgc.com)

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2969756434977545

Pós-graduando em Processo Civil pela Universidade Presbiteriana Mackenzie – SP. Coordenador do grupo de estudo Direito, Globalização e Cidadania (DGC) liderado pela Prof.ª Dr.ª Renata Alvares Gaspar. Graduado em Direito pela Faculdade de Direito da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas). Desenvolveu atividades de pesquisa, em Iniciação Científica com bolsa provida pelo CNPq, para o plano de trabalho Contrato Internacional: uma ponte entre a função social e a sua função econômica. Com pesquisa concluída, também em sede de Iniciação Científica e com bolsa, sob o plano de trabalho Transparência e Boa-fé na Cooperação Jurídica Internacional. Desenvolveu atividades como Monitor nas disciplinas: Introdução ao Estudo do Direito I e II, Metodologia da Pesquisa Científico-Jurídica I e II, Sociologia Geral, Direito do Trabalho e Direitos Humanos. Advogado.

Gabriela Borghi Affonso
(gabii.affonso@hotmail.com)

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8927902619207839

Mestre em Ciências Jurídico-Criminais pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, Portugal (2017), com diploma reconhecido pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Pesquisadora acadêmica na Universidade de Salamanca, Espanha (2017). Pesquisadora do Grupo de Estudos “Direito, Globalização e Cidadania” (DGC), sob a liderança da Prof.ª Dr.ª Renata Alvares Gaspar. Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais pela Faculdade de Direito da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2013). Componente do corpo de pareceristas da Revista Brasileira de Ciências Criminais e da Revista Videre (UFGD). Autora de livros e artigos científicos. Advogada inscrita na Ordem dos Advogados do Brasil, Seccionais do Rio de Janeiro e São Paulo. ORCID 0000-0002-1842-9898.

Gustavo Luiz Frisso
(gustavoluizfrisso@hotmail.com)

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4939326037238300

Mestrando em Relações Internacionais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Pesquisador do Grupo de Estudos “Direito, Globalização e Cidadania” sob liderança da Profª. Drª. Renata Alvares Gaspar. Graduado em Relações Internacionais e Integração pela Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA). Participou, como membro discente, do Núcleo de Pesquisa em Política Externa Latino-Americana (NUPELA), atuando no projeto de pesquisa Política Externa da América Latina. Participou como bolsista no projeto de extensão Bonjour Foz do Iguaçu. Pesquisador voluntário no projeto de Iniciação Científica “As relações entre China e Amazônica no início do século XXI: oportunidades e riscos”.

João Lourenço M. de Mendonça (joaolmm10@gmail.com)

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3096776194566247

Atual graduando em direito pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2018-2022). Pesquisador do Grupo de Estudos “Direito, Globalização e Cidadania” sob Liderança Profa. Dra. Renata Alvares Gaspar. Desenvolveu projeto de pesquisa aprovado como draft pela Academia Brasileira de Direito Internacional (2019), em conjunto da Prof. Renata Alvares Gaspar, intitulado “Arbitragem no Draft do Judgmentes Project da HCCH: Possíveis Impactos no Sistema de Reconhecimento de Sentenças Arbitrais Estrangeiras no Brasil”. Desenvolve atividades como Monitor em Introdução ao Estudo do Direito I e II (2019 – presente), e Direito Penal I (2019 – 2020). Estagiou na Takito, Tivelli, Reimberg Advogados (2019/2020), Finocchio & Ustra Sociedade de Advogados (2019) e Rogério A. S. Paredes e Evandro P. C. Andretta Sociedade de Advogados (2019). Assistente Jurídico na Companhia de Habitação de Campinas (2020 – presente).

Livia Guimarães Zeraik Cardoso
(liviagzeraik@gmail.com)

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0457222118086712

Pós-Graduanda em Direitos Humanos, Responsabilidade Social e Cidadania Global pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Pesquisadora do Grupo de Estudos “Direito, Globalização e Cidadania” sob liderança da Profª. Drª. Renata Alvares Gaspar. Graduada em Direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Desenvolveu atividades como monitora na disciplina de Direito Previdenciário (Seguridade Social) em 2016. Advogada. 

Mariana Romanello Jacob
(mariana@grupodgc.com)

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8369457029083884

Mestranda do programa Master of Laws na McGill University (Faculty of Law – Fall 2020). Pesquisadora do Grupo de Estudos “Direito, Globalização e Cidadania” sob liderança da Profª. Drª. Renata Alvares Gaspar. Graduada em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Presidente do Comitê de Diversidade do Grupo de Estudos DGC e membra do seu Comitê Científico. Membra da Associação Americana de Direito Internacional Privado (ASADIP). Membra da Rede de Processo Civil Internacional (UFU, Coordenadores: Professor Dr. Thiago Paluma, Professora Dra. Inez Lopes, Professora. Dra. Renata Alvares Gaspar, Professor Dr. Guillermo Palao Moreno). Desenvolveu atividades de pesquisa, em Iniciação Científica com bolsa FAPIC/Reitoria, para o plano de trabalho Aplicação das CIDIPs na Cooperação Jurídica Interamericana. Com pesquisa concluída, também em sede de Iniciação Científica e com bolsa, sob o plano de trabalho O Princípio da Boa-fé na Contratação Internacional, com enfoque na Civil Law, Common Law e Direito Islâmico. Advogada e Consultora Jurídica.

Murilo Mendes Latorre Soares (murilo.m.l.soares@gmail.com)

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5006529281777818

Graduando em direito pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Monitor de Direito do Trabalho na mesma Universidade. Pesquisador do Grupo de Estudos “Direito, Globalização e Cidadania” sob liderança da Prof.ª Dr.ª Renata Alvares Gaspar. Membro do Grupo de Estudos de Direito Digital da PUC-Campinas. Ex membro do grupo de estudos “Direito Penal, Criminologia e Processo Penal” liderado pelo Prof.º Fernando Tadeu Marques. Estagiário da 1ª Vara de Família e Sucessões da Comarca de Campinas.

Natália M. dos Santos
(natalia.madsens@gmail.com)

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4002777190550900

Pesquisadora do Grupo de Estudos “Direito, Globalização e Cidadania” sob liderança da Profª. Drª. Renata Alvares Gaspar. Graduada em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Monitora da Rede de Processo Civil Internacional (UFU, Coordenadores: Professor Dr. Thiago Paluma, Professora Dra. Inez Lopes, Professora. Dra. Renata Alvares Gaspar, Professor Dr. Guillermo Palao Moreno). Especialista em Direitos Humanos. Desenvolve projetos de pesquisa no âmbito do Direito Internacional Público, Direitos Humanos, Democracia e Imigração. Advogada, atualmente lotada como servidora na Procuradoria Geral do Estado de São Paulo.

Paula Christina Seabra Dutra
(pseabradutra@gmail.com)

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0584374185581812

Pesquisadora do Grupo de Estudos “Direito, Globalização e Cidadania” sob liderança da Profª Drª Renata Alvares Gaspar. Graduada em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Licenciada em Física pela Universidade Estadual de Campinas. Trabalhou por 32 anos na Unicamp com Educação em Ciências e como técnica em laboratório de pesquisa. Participou da produção de diversos eventos culturais e científicos ao longo deste período. Atualmente é advogada autônoma.

Pedro G. Romanini Turra
(pedrorturra@yahoo.com.br)

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6743166797598219

Professor na Unitá Faculdade. Mestre em Sustentabilidade pelo Centro de Economia da Pontifícia Universidade Católica de Campinas, com tema de dissertação em Regulação, Direito Administrativo e Infraestrutura no setor de Energia. Integrante e Pesquisador do Grupo de Estudos “Direito, Globalização e Cidadania” sob liderança da Professora Doutora Renata Alvares Gaspar. Pós Graduado (MBA) em Gestão Empresarial (2017) e Graduado em Direito (com ênfase em Direito Empresarial – 2014) pela FACAMP. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Empresarial. Realizou estágio de docência na disciplina de Direito do Comércio Internacional, ministrada para o 5º Ano da Graduação em Direito da PUC – Campinas. Vice-Presidente da Comissão de Inovação e Startups da OAB/Campinas. ORCID: 0000-0001-5161-5994. 

Priscila Aguiar Rezende
(prezend@gmail.com)

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7251029777594087

Pesquisadora do Grupo de Estudos “Direito, Globalização e Cidadania” sob liderança da Profa. Dra. Renata Alvares Gaspar. Graduada em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Especialista em Direito Público pela FACAB, técnico judiciário no Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região. 

Priscila Mattos Pereira
(priscilamattospereira@gmail.com)

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7251029777594087

Pesquisadora do grupo de estudo Direito, Globalização e Cidadania (DGC) liderado pela Prof.ª Dr.ª Renata Alvares Gaspar. Graduada em Direito na Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Desenvolveu atividades de pesquisa, em Iniciação Científica com bolsa provida pela FAPESP no programa de Iniciação Científica no biênio de 2017/2018, com o projeto de pesquisa do tema: É possível entender o Direito à Cidade partindo do Direito à Moradia?( proc. Nº 2017/18626-4), na época integrou ao grupo de pesquisa Direito e Realidade Social, vinculada à linha de pesquisa ‘Direitos Humanos e Políticas Públicas’, com ênfase em desenvolvendo, proteção e promoção de direitos sociais através do Direito à Cidade. Estagiou em Órgãos Públicos: MPSP (2017), Justiça Eleitoral (2016) e PGFN (2015), na iniciativa privada (2019/2020). Advogada.

Sara Andréia da Silva Castro
(yosara@hotmail.com)

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7044467982151398

Pós- graduanda em direito imobiliário pela Escola Paulista de Direito. Pós-graduada Em Direito Previdenciário pela UNitá (2019) e Direito Sanitário pela Escola de Extensão da Universidade Estadual de Campinas (2010). Pesquisadora (2016) e Coordenadora adjunta ( 2018) no Grupo de Estudo “Direito, Globalização e Cidadania” liderado pela Dra. Renata Alvares Gaspar,. Graduada em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2018). Graduada em Enfermagem pela Universidade Estadual de Campinas (1994). Advogada militante na área previdenciária e cível.

Sergio Sipereck Elias
(sergiosipereck@gmail.com)

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0457222118086712

Mestre em hospitalidade, com ênfase em direito das migrações. Especialista em Direito Civil e Processo Civil pelo IPOJUR/RJ, em convênio com a Universidade Gama Filho. PROFESSOR mestre de Direito internacional Público e Privado da Faculdade de Campinas (FACAMP). Pesquisador do Grupo de Estudos “Direito, Globalização e Cidadania” sob liderança da Profª. Drª. Renata Alvares Gaspar. Graduado em Direito pela Universidade São Judas Tadeu (1999). Advogado atuante nas áreas civil e Internacional, com ênfase em direito das migrações. Tem experiência na área do Ensino de Direito, com ênfase em Negócios Internacionais, atuando principalmente nos seguintes temas: Introdução ao Estudo do Direito, Direito Internacional e lógica do Direito.

Thiago Augusto Amaral Pinheiro
(taapdir@gmail.com)

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0584374185581812

Graduando em Direito pela Faculdade Anhanguera – Campinas (FAC). Pesquisador do Grupo de Estudos “Direito, Globalização e Cidadania” sob liderança da Profª. Drª. Renata Alvares Gaspar.

Valéria Emília de Aquino
(valeriaemiliaa@gmail.com)

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3767513995310058

Mestranda em Direito, pela Faculdade de Direito Professor Jacy de Assis, pela Universidade Federal de Uberlândia.  Pós-graduada em Advocacia Cível pela Escola Superior de Advocacia OAB/MG. Professora no curso de Direito da Universidade Presidente Antônio Carlos (UNIPAC) de Uberlândia, nas disciplinas de Direito Ambiental, Prática Civil e Processo Civil. Pesquisadora do Grupo de Estudos “Direito, Globalização e Cidadania” sob liderança da Profª. Drª. Renata Alvares Gaspar. Membro do Conselho Editorial do Direito Internacional Sem Fronteiras. Graduada em Direito pela Faculdade de Direito Professor Jacy de Assis, pela Universidade Federal de Uberlândia. Pesquisadora em Direito Internacional, Direito Ambiental, Segurança Internacional, Direito e Religião e Direitos Humanos, tendo sido bolsista pela FAPEMIG, e posteriormente extensionista, no projeto da Universidade Federal de Uberlândia intitulado “Direito e Religião: em busca do direito à diferença”. Advogada.

Vanessa Tel
(vanessatel@gmail.com)

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5085335614380436

Pesquisadora do Grupo de Estudos DGC – “Direito, Globalização e Cidadania”, sob liderança da Profa. Dra. Renata Alvares Gaspar. Integra a rede de Estágio Humanitário da Unicamp coordenados pelos profs. Dr. Luiz Renato Vedovato, Dra. Rosana Baeninger, Dr. Antonio Carlos Rodrigues de Amorim e Dra. Ana Cecília Bizon, com ações como “Campinas de Todos os Povos”. Membro da RAIR – Rede de Apoio a Imigrantes e Refugiados de Campinas. Graduada em Biologia pela Unesp Botucatu, com especialização em Análises Multidisciplinares e Clínicas pela Unesp Araraquara, e especialização em Acupuntura pela Escola Neijing. Participa dos encontros ‘Diálogos sobre narrativas (auto)biográficas’, promovidos pela Profª Drª Inês Ferreira de Souza Bragança da Faculdade de Educação da Unicamp. Integra grupos e projetos recorrentes sobre Povos das Américas e outros Cantos, Migrações, Interculturalidades, Infância Festejos e Manifestações Populares pelo ProAC Campinas e Pontos de Cultura. Participa da ACDC “Academia da Criatividade” parte do projeto da Keep Learning School, coordenada por Murilo Gun. Pesquisou sobre artes e culturas internacionais em Centros de estudos de música e dança com mestres da região de Sevilla/Andalucía-Espanha, em um sabático no ano de 2018. Trabalha como Perita Criminal do Instituto de Criminalística da Superintendência da Polícia Técnico-Científica desde 2002.

Vinicius P. de Melo
(viniciuspaganimelo@hotmail.com)

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1462192057390128

Mestre em Economia pela Universidade Estadual Paulista – UNESP, orientado pela Profa. Dra. Luciana Togeiro de Almeida. Pesquisador na área de Economia do Meio Ambiente, com foco em Economia da Pesca e Desenvolvimento Sustentável. Pesquisador do Grupo de Estudos em Direito, Globalização e Cidadania sob liderança da Profa. Dra. Renata Alvares Gaspar. MBA em Gestão em Gestão Pública: Política e Gestão Governamental pela Escola Paulista de Direito. Bacharel em Ciências Econômicas pelo Centro Universitário das Faculdades Associadas de Ensino – UNIFAE. Economista da Prefeitura Municipal do Município de Itajubá até 2010. Técnico Ambiental no Consórcio Intermunicipal de Saneamento Básico da Região do Circuito das Águas – CISBRA até 2017. Atual Diretor de Finanças do Serviço Autônomo de Água e Esgotos da cidade de Amparo – SAAE e Delegado Municipal do Conselho Regional de Economia – CORECON. Empresário.

Quer fazer parte do Grupo DGC? Saiba mais, clicando aqui!